Competências e habilidades

O professor de Geografia deve estar apto a fazer frente aos desafios que a sociedade propõe, bem como contribuir com intervenções pertinentes, criativas e inovadoras. Para tanto, a Universidade deve se preocupar com o profissional que deseja formar, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades.

Nesse sentido segue as competências e habilidades que irão nortear o curso de Geografia – formação de professor.

Competência: domínio de normas e uso coerente de língua portuguesa.

Algumas habilidades:

  • Leitura e interpretação de textos e obras na área de geografia, educação e áreas afins;
  • Domínio de elementos codificadores para a interpretação de dados coletados em pesquisas;
  • Produção de textos orais ou escritos na área específica e de forma interdisciplinar para diferentes interlocutores;

Competência: compreensão de fenômenos sociais e naturais.

Algumas habilidades:

  • Aplicação de conceitos para a compreensão de fenômenos sociais e naturais;
  • Reconhecimento das diferentes escalas têmporo-espaciais de fatos e fenômenos geográficos;
  • Organização de conhecimentos espaciais e adequação ao processo de ensino-aprendizagem em diferentes níveis de ensino;

Competências: seleção, organização, interpretação de dados e informações que subsidiam tomadas de decisões e enfrentamento de situações-problema nas atividades de pesquisa e extensão.

Algumas habilidades:

  • Propor e elaborar projetos de pesquisa no âmbito de área de atuação da Geografia;
  • Planejamento e realização de atividade de campo referentes à investigação geográfica;
  • De acordo com as situações-problema, apresentadas na área geográfica saber fazer relações com outras áreas do conhecimento com psicologia, políticas públicas, teoria do conhecimento entre outras;
  • Interpretação com base em inferências ou conclusões autorizadas pelos dados disponíveis;
  • Saber desenvolver estudos científicos com vistas à produção da ciência geográfica no campo teórico, prático e investigativo da educação e da docência, com a finalidade de dar continuidade à formação do professor/pesquisador;
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e diferentes concepções concernentes ao processo de produção espacial;
  • Avaliar representações ou tratamentos gráficos e matemático-estatísticos;
  • Trabalhar de forma integrada e contributiva em equipes multidisciplinar;

Competência: construção de argumentos.

Algumas habilidades:

  • Capacidade de articulação e ordenação dos pensamentos para convencimento de argumentos;
  • Saber aproximar pontos de vistas diferenciados e saber identificar pressupostos de interpretações;
  • Produção de linhas de argumentos com base em coletas de informações;
  • Defesa de pontos de vista de maneira consistente e lógica e contra-argumentação (contestações);

Competência: intervenção na realidade espacial geográfica.

Algumas habilidades:

  • Tomar parte em decisões que influenciam na vida comunitária;
  • Exercício da cidadania através de diversificados canais (partidos políticos, associações, núcleos de estudos etc.);
  • Ter compreensão da realidade nas dimensões social, ética, política, econômica, cultural, ambiental, etc.;
  • Ter capacidade para relacionar o exercício da crítica filosófica com a promoção integral da cidadania e como pessoa, dentro da tradição de defesa dos direitos humanos.